07/10/09

Pride (nem tanto) .... Prejudice (upa, upa!!)



Se há coisa que me assusta é o preconceito!

Não, não vou estar para aqui com um texto altamente moral a dizer que estes e aqueles são uns animais por dizerem frases como: "Ah, eu gosto muito de estrangeiros, desde que fiquem na terra deles!" (fuzilamento colectivo a esses todos, era o que era!)

Não estou aqui para julgar quem quer que seja senão a mim própria... precisamente por isso é que o preconceito me assusta! ("Ninguém escapa!")

É absolutamente assustador passar por uma pessoa e ficar com aquele medo de ser assaltada ou algo pior, com base apenas num estigma social como o aspecto ou a raça! É quase inevitável e precisamente por isso assustador! O preconceito vem (claro está!) acompanhado da ignorância, mas, ainda assim, diria que o preconceito exerce uma força que a ignorância por si só não tem e, como tal, é um fenómeno simultaneamente curioso e (cá vem ele!) assustador!

Felizmente existe sempre uma pontinha de Razão no meio de tudo isto que trava os instintos mais assustadores (o meu super-ego a medir contas com o meu id)!

Bendita sejas... avé mária, meu nósso sénhôr!

Sem comentários:

Enviar um comentário